Modalidades Desportivas

Atividades Socias

Home Historial
Historial PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 21 de Setembro de 2010 00:07

 

No mês de Janeiro de 1989, um grupo de cidadãos moradores de diversos sítios da paróquia de S. João, Concelho e freguesia da Ribeira Brava decidiram associar-se, para fins de promoção de actividades culturais, desportivas e recreativas destinadas a toda a população.

O referido grupo de cidadãos, liderados pelo senhor António Damião de Sousa Alves, Maria José do Braço e o senhor Rafael Sousa, após auscultação de várias entidades locais, nomeadamente Câmara Municipal da Ribeira Brava e Cooperativa de Consumo Coorural decidiram-se pela constituição duma Associação denominada Associação Cultural e Desportiva de S. João, tendo sido escolhida uma comissão instaladora assim constituída: António Damião de Sousa Alves, Maria Arminda Sousa de Abreu Nabo Alves, Eleutério Abreu da Côrte, Maria Madalena Bettencourt Pereira Côrte, José Ernesto Sousa Correia, José Manuel Gonçalves Pereira, João de Ascenção Gomes e Manuel Irineu Fernandes de Abreu.

A referida Comissão instaladora ficou com as seguintes responsabilidades: redacção dos Estatutos; Inscrição de associados; apresentação do projecto às entidades públicas; negociações com a Direcção da cooperativa de consumo Coorural para a cedência da sua sede à nova Associação, em simultâneo com a constituição de grupos de trabalho para organização de actividades culturais, desportivas e recreativas.

Desde logo, vários agrupamentos artísticos e desportivos já existentes na localidade, nomeadamente grupo de dança juvenil Soseldon, grupo de música popular Semente, grupo de xadrez e grupo de atletismo se integraram na Associação, que muito embora ainda não constituída oficialmente já possuía um programa de actividades que era desenvolvido na sede da extinta Cooperativa Coorural, cuja Assembleia-geral tinha decidido a sua entrega com carácter definitivo e de acordo com os seus estatutos à Associação Cultural e Desportiva de S. João

No dia 25 de Outubro de 1989 , no Cartório Notarial da Ribeira Brava, perante o notário Ernesto Clemente dos Santos, tendo como outorgantes António Damião de Sousa Alves, Maria Arminda Sousa de Abreu Nabo Alves, Eleutério Abreu da Côrte, Maria Madalena Bettencourt Pereira Côrte, Nelson Aguiar Martins, José Ernesto Sousa Correia, José Manuel Gonçalves Pereira, João de Ascenção Gomes, Manuel Irineu Fernandes de Abreu, David Paulo Henriques e Patrício Rodrigues do Patrocínio, realizou-se a cerimónia de escritura e registo oficial da Associação Cultural e Desportiva de S. João, cujo certificado de admissibilidade da denominação tinha sido emitido pelo Registo Nacional de Pessoas Colectivas a 14 de Agosto de 1989. Esta escritura, à qual foi anexada os Estatutos encontra-se exarada a folhas 43 a 44 do Livro de notas para escrituras diversas n. 209 do Cartório Notarial da Ribeira Brava

No dia 2 de Dezembro de 1989, na sede ao sítio de S. João, freguesia e concelho da Ribeira Brava, reuniu-se a primeira Assembleia-geral da Associação Cultural e Desportiva de S. João, na qual participaram 24 associados dos então 75 inscritos. A mesa foi constituída pelos sócios António Damião Sousa Alves, Manuel Irineu Fernandes de Abreu e Eleutério Abreu da Côrte. Serviu esta reunião para aprovação da proposta de estatutos apresentada pela comissão instaladora e para a apresentação e votação da lista única candidata aos Corpos que foi apresentada pelo sócio n. 6 José Ernesto de Sousa Correia.

No dia 9 de Dezembro do mesmo ano, e em cumprimento do art. 45 dos estatutos, deu-se a tomada de posse dos primeiros corpos gerentes eleitos a 2 de Dezembro de 1989:


Assembleia-geral:

Presidente - Nelson Aguiar Martins

Vice-presidente - Guida Maria Gonçalves Pereira Gouveia

Secretária - M. Madalena Bettencourt Pereira Côrte


Direcção:

Presidente - António Damião de Sousa Alves

Vice-presidente - José Ernesto de Sousa Correia

Tesoureiro - Maria Arminda Sousa de Abreu Nabo Alves

Secretário - Eleutério Abreu da Côrte

1.º Vogal - José Domingos Pestana Câmara

2.º Vogal - João Ascensão Gomes


Conselho Fiscal:

Presidente - Emanuel Irineu Fernandes Abreu

Secretário - David Paulo Henriques

Relator - José Manuel Gonçalves Pereira


Dotada pois dos meios legais para o seu funcionamento e de meios humanos disponíveis a gratuitamente gerirem e promoverem os fins para os quais se propunham, impunha-se passar a uma segunda etapa da vida da Associação.
Última atualização em Ter, 21 de Setembro de 2010 22:02
 


Fornecido por Joomla!. Valid XHTML and CSS.