Modalidades Desportivas

Atividades Socias

Home Projecto Mais e Melhor Música
Projecto Mais e Melhor Música PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 09 de Novembro de 2010 20:50

 

Desde o ano de 1999 que a Associação Cultural e Desportiva de S. João em parceria com a Casa do Povo da Ribeira Brava vêm desenvolvendo o projecto "Mais e Melhor Música" que consiste fundamentalmente no funcionamento duma escola de formação musical destinada a crianças, jovens e adultos e de vários grupos artísticos constituídos pelos mesmos.

Passados estes anos, os resultados do desenvolvimento deste projecto são bem visíveis, não só pelo elevado número de alunos participantes nos cursos permanentes (cerca de 100 por ano lectivo), mas especialmente pela evolução do nível artístico dos diversos grupos entretanto constituídos.

Este trabalho de conjunto realizado entre duas instituições Ribeirabravense tem sido reconhecido por várias entidades públicas locais e regionais como sendo muito válido, pois, permite uma maior rentabilização dos meios humanos, logísticos e financeiros disponíveis num investimento de inegável valor educativo para a população. Este reconhecimento já se traduz na prática através por exemplo do apoio que nos é dado pela Câmara Municipal da Ribeira Brava e que tem sido fundamental a sustentação deste projecto cultural que de ano para ano cresce, mas também acarreta cada vez maiores despesas.

Mais apoios serão necessários, pois se os primeiros passos estão dados, o futuro está aí, e … gostaríamos de ver este trabalho alargado a um cada vez maior número de participantes e, especialmente abrangendo as diferentes freguesias do concelho, o que passará pela existência de instalações adequadas (julgando nós que o futuro Centro Cívico e Cultural será a solução) e pela adesão de outras instituições concelhias ao projecto. Simultaneamente, teremos de criar e assegurar o funcionamento de cursos de nível avançado que proporcionem a especialização aos estudantes que desejem, o que requererá certamente um grande investimento na contratação de professores especializados. Formar bons músicos para os grupos do projecto e para outros grupos já existentes ou a criar nas diversas freguesias do concelho é o caminho que queremos continuar a seguir. Outro aspecto muito importante será dotar cada uma das orquestras com material instrumental de qualidade, fazendo o paralelo com o desenvolvimento cada vez maior dos executantes e podendo melhorar gradualmente o programa e o nível dos concertos.

Estes e outros passos que queremos dar, fortalecerão o projecto e justificam-se plenamente perante o investimento já feito e ao qual foi dado o máximo de rentabilização possível. A cultura Ribeirabravense e madeirense têm muito a ganhar com a solidificação deste projecto. A todos os que nos apoiam e queiram apoiar agradecemos.

Terminamos, sugerindo a todos os que lêem este artigo e que estejam interessados em conhecer-nos e ajudar-nos ou simplesmente participar ou convidar para um concerto que nos contactem. Estamos diariamente na Casa do Povo da Ribeira Brava (Vila da Ribeira Brav) das 18 às 21h30 e podemos ser contactados também através do telefone 291952177 no mesmo horário.

Última atualização em Ter, 09 de Novembro de 2010 20:54
 


Fornecido por Joomla!. Valid XHTML and CSS.